Arquivo do blog

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Itália: Milão



Arco della Pace



Antes de falar propriamente de Milão vou explicar porque fomos para lá. Quando decidimos ir pra Bélgica era uma semana de folga do meu trabalho e da escola do Moleque e dava pra conhecer mais um país. Aqui na Europa as passagens aéreas são bem baratas, sempre rola umas promoções, então nosso critério foi o lugar partindo de Bruxelas que a passagem estivesse mais barata, Milão estava 10 euricos!

Os amigos italianos torciam o nariz quando dizia que ia pra lá, falavam que Milão não é Itália, ou seja, fui sem muitas expectativas. Querem saber? Milão é super legal, adoramos! Bom que agora vou ter que conhecer outras cidades italianas pra entender a fala dos italianos.

Além de comer pizza, massas de todos os tipos, tomar gelato hhuuuummmm, beber vinho bom e barato também desbravamos a cidade. Fiz o roteiro inspirado nesse blog http://www.milaonasmaos.it/category/passeios/em-milao/

Piazza del Duomo
Compramos um cartão que dava direito a visitar alguns museus, o que nos fez economizar um pouco. Antes de comprar um desses cartões que são bem comuns em cidades turísticas faça as contas de quantos lugares você realmente deseja visitar levando em consideração seu tempo e logística de locomoção para ver se vale mesmo a pena.
Se você não gosta de cachorros é melhor evitar o Giardini Indro Montanelli. A gente ama!!!
Museu de História Natural https://www.comune.milano.it/dseserver/webcity/documenti.nsf/weball/D59F62FF59DD0506C12571000050BF2C?opendocument (o site é horrível)

Localizado no Giardini Indro Montanelli  http://www.comune.milano.it/wps/portal/ist/it/vivicitta/verde/parchi/giardini_pubblici_montanelli, um parque muito bonito e cheio de atrações para o Moleque (playground, mini locomotiva e muito cachorros) e pertinho do hotel que nos hospedamos, esse Museu é perfeito para quem se interessa por História Natural. Dizem ser um dos melhores da Europa, pelo menos foi o melhor que já visitei.
A locomotiva do parque

Encantado com os dinossauros


Castelo Sforzesco https://www.milanocastello.it/en: Você pode visitar o pátio do castelo e arredores gratuitamente, mas a grata surpresa foi descobrir que o cartão nos dava direito a visitar "Pietà Rondanini di Michelangelo". Eu e Moleque sentamos no chão e ficamos admirando cada detalhe, ele com 4 anos me enchendo de perguntas e comentários, aí está a prova de que devemos proporcionar esse tipo de passeio as nossas crianças.
  
Entrada do Castelo
Muito encantamento nesse momento!
Acquario Civico http://www.acquariocivicomilano.eu/cms/

Saindo do Castelo Sforzesco você encontra o Parque Sempione que seguindo pela direita encontrará o Acquario Civico. Ele está localizado em um prédio histórico muito bonito, mas o acervo é bem limitado. Pra qem já foi ao Oceanário de Lisboa https://poraicomomoleque.blogspot.ie/2016/08/portugal-lisboa-cascais-e-fatima.html e de Valência https://poraicomomoleque.blogspot.ie/2016/07/espanha-valencia.html esse não chega nem perto.  
Dá pra ver uns peixinhos...
O museu é dedicado a arte italiana do século XX e fica ao lado do Duomo di Milano. Tem um acervo muito bom e no último andar se tem uma visão privilegiada do Duomo.

Vista do último andar do museu
Duomo di Milano (não está incluído no cartão) http://www.duomomilano.it/en/
É a principal atração de Milão, lindíssimo! Me fez lembrar os castelinhos que fazia com areia molhada da praia na minha infância. O ponto negativo foram as filas enormes que tivemos que encarar, uma para comprar o ingresso que não é muito barato (criança não paga) e outra para poder entrar. Essa brincadeira me custou um dia inteiro, mas valeu a pena.


Impossível capturar os detalhes

Navigli District: Demos uma passada durante o dia debaixo de muita chuva, estava tudo fechado e a informação que tive é que as pessoas se concentram nos bares e restaurantes ao longo do rio no fim da tarde. Não acho que deve ser muito interessante para as crianças, o que não impede de conhecer.

Dicas:

Se esbalde nos gelattos, são maravilhosos e com preço bom.

Em frente ao Arco della Pace tem vários bares que abrem por volta das 18h onde você paga em torno de 10 euros e come petiscos a vontade, tipo um buffet mas com as misturebas de um self service.

Evite os restaurantes ao redor do Duomo caso não esteja disposto a gastar um pouco mais.

Você encontra muitos vinhos bons e baratos nos mercados espalhados pela cidade.

O acesso ao aeroporto é mais barato com os ônibus que saem da Estação Central, são confortáveis e rápidos. 

sábado, 14 de janeiro de 2017

Bélgica III: Ghent e Antuérpia

Ghent


Vamos para a última parte da viagem pela Bélgica!

Saímos de Bruges https://poraicomomoleque.blogspot.ie/2016/12/belgica-ii-bruges.html com a sensação  que tínhamos saído de dentro de um livro de conto de fadas e seguimos para Ghent de trem.

Aqui entra a parte "não façam isso em casa"... Iríamos dormir em Antuérpia e Ghent fica no meio do caminho, então por que não dar uma paradinha pra conhecer rapidinho já que disseram que era
Canal de Ghent
pequenina (não confiem em tudo que te dizem por aí no mundo virtual, ok!). Visualizem: um casal, uma criança, 2 mochilas, 2 malas pequenas e pouco tempo. Pra começar a estação do trem não fica perto da cidade antiga, já começamos a descobrir que não era tão pequena assim. Pegamos um tram e em 10 minutos estávamos em frente a primeira atração. A parte antiga realmente é muito bonita, mas depois de conhecer Bruges não causou muito deslumbramento, priincipalmente por alguns prédios não estarem bem conservados. Juntando o fato de estarmos cansados, puxando mala e pensando que ainda tínhamos que chegar em outra cidade o resultado foi que não curtimos o passeio.

Chegamos em Antuérpia a noite, exaustos e com tanta fome que compramos comida na estação do trem pra comer no hotel que ficava bem ao lado com medo de não encontrar nada por lá.

Antuérpia é uma cidade grande, bem diferente das outras que visitamos mas que preserva um pouco da arquitetura antiga, começando pela estação central que é belíssima. Meu objetivo era visitar o Middelheimmuseum http://www.middelheimmuseum.be/en que chamo de "Inhotim
Fachada da Estação Central de Antuérpia
europeu". Resumidamente é um museu de esculturas a céu aberto. Tipo assim, você está andando e tropeça em uma escultura do Rodin!  O lugar é lindo e perfeito para amantes de Arte. O Moleque se esbaldou, tanto curtindo área verde como as instalações interativas. Pena o tempo ter sido curto pois tínhamos que pegar o vôo para a próxima aventura.
Ache a criança na instalação!
 
Opinião pessoal depois dessa experiência é que não vale a pena querer conhecer o máximo de lugares com tempo curto. É melhor ficar com vontade de voltar do que guardar recordações não muito legais.  
Como não ficar fascinado? Convence que não pode entrar?!

Foi muita emoção! Esse Moleque vai ter que me pagar isso um dia, com viagem.